08/01/2016

As minhas metas para 2016

Não costumo traçar objectivos só porque começa um novo ano. Até hoje, nunca o fiz. Simplesmente porque em 365 dias as prioridades mudam, as circunstâncias alteram-se, a nossa vida pode dar uma volta de 180º pelos mais diversos motivos, portanto, o que foi uma meta no início, pode deixar de fazer sentido em Junho, por exemplo.

Mas este ano, pela primeira vez, decidi rascunhar aquelas coisas que eu gostava que se realizassem em 2016. Aquelas que vou tentar que se concretizem. E estou a fazê-lo por uma questão de curiosidade, mais como um exercício pessoal. Quero voltar a este post em Dezembro e verificar o que realmente aconteceu e o que não foi possível. E concluir se vale ou não a pena insistir nestas resoluções.

    
1. Voltar a estudar
Desde que saí da faculdade que mantive o desejo de um dia ia voltar, fosse para uma pós-graduação, fosse para um curso complementário ao meu ou apenas de realização pessoal. Esse desejo foi-se adiando. Primeiro porque estava a dar os primeiros passos no mundo do trabalho, a descobrir a área da comunicação que mais me preenchia. Depois, deu-se a minha mudança para Barcelona e toda a adaptação e, depois, para Alicante. É agora, numa fase mais tranquila da minha vida, que me parece fazer todo o sentido dedicar-me a um novo curso. É uma das grandes metas para este ano. Vamos ver se se concretiza!      

2. Dedicar mais tempo ao blogue
O ano de 2015 marcou o meu regresso ao blogue, depois de mais de um ano e meio de paragem. Desde então, tem sido um processo de re(adaptação) a esta nova rotina. Não é fácil, exige muito tempo, muita dedicação, mas fui fazendo o possível, tentando actualizar diariamente (salvo as temporadas que estive de férias ou mini-férias). E aos poucos isto vai. O importante é que sinto este espaço como meu, escrevo não por obrigação, mas porque e quando sinto que devo fazer ou quando tenho assunto. Mas é certo que houve momentos em que sei que poderia ter dedicado mais de mim e é nisso que me quero focar. Em 2016, o My True Options vai ter, de certeza, muito mais de mim.  

3. Fazer uma viagem 
Desde que vivo fora de Portugal, que sempre tive muito claro que todo o meu tempo livre, as minhas férias, os meus fins-de-semana prolongados (e às vezes nem tão prolongados) seriam dedicados integralmente à minha família. E foi isso que aconteceu. Sempre que tive oportunidade, apanhei o avião para Portugal (ou para aqui para Alicante, quando vivíamos em Barcelona). Claro que as viagens para outros países foram ficando de lado. Foi passando o tempo e eu preferia assim. Continuo a preferir e não me arrependo, mas agora, olhando para trás, vejo o quão rápido o tempo passa. E que já se passaram quase três anos sem eu fazer uma viagem fora da Península Ibérica. E quero mudar isso em 2016. Sejam 4 dias ou uma semana. Precisamos de fazer esta viagem.

4. Dedicar-me mais aos amigos
Por muito que as novas tecnologias ajudem, viver fora acaba por nos afastar um pouco das nossas amizades. Digam o que digam, a presença física é o mais importante. Mas também o é uma mensagem, um telefonema que às vezes fica esquecido ou adiado. Quando vou a Portugal, tento estar com todos, compatibilizar agendas, mas nem sempre é possível. E às vezes passam-se meses sem ver este ou aquele amigo. As amizades têm e devem ser alimentadas e é esse um dos meus objectivos para este ano. 

5. Ser mais regular na rotina de exercício físico
Não posso dizer que 2015 foi um desastre completo nesta área. Nadei muito, caminhei muito, andei de bicicleta aos fins-de-semana. Mas não fui regular. E quero sê-lo. Quero caminhar todos os dias nem que seja 30 minutos (e não me faltam motivações, porque aqui ao pé da praia com esta temperatura, não há mesmo desculpas). Quero ir à piscina duas vezes por semana, sem excepção.

6. Acabar de decorar a minha casa
Como não vivemos nela diariamente, a decoração está a ser feita a passo de caracol. O principal já está, mas ainda falta muita coisa. Uma das metas é concluir o processo, se o tempo (e o orçamento) o permitirem! Vamos tentar. 

7. Tirar um curso de auto-maquilhagem
Faço as minhas maquilhagens baseadas naquilo que sei, que fui aprendendo aqui na internet, mas nunca fiz um curso e gostava de fazê-lo. Quero aprender a fazer olhos muito mais elaborados, com um ar mais profissional e, muito importante, dar uso aos produtos que tenho. 

8. Poupar (comprar menos e com mais consciência)
Não me posso queixar de 2015 neste aspecto. Fui muito mais consciente na hora de comprar, comprei menos e melhor. Mas tenho ainda um longo caminho a percorrer. Acho que posso poupar mais dinheiro para dedicar a outras coisas, que posso ser menos impulsiva e comprar aquela peça só quando estiver 100% convencida (ainda compro algumas coisas das quais me arrependo). 

9. Desapegar 
Não sou a pessoa mais desapegada às coisas. Por uma questão afectiva e porque penso sempre que um dia vou voltar a usar. E, assim, vou acumulando coisas, tralhas. Tenho caixas cheias de roupa e sapatos sem arrumar desde que me mudei para Alicante (já lá vai um ano!). Porque em casa não existe mais espaço, porque são peças que provavelmente não voltarei a usar. Uma das minhas metas é precisamente desfazer-me destas coisas, desentulhar e organizar. Não vai ser fácil, mas vou conseguir!

9. Agradecer mais!
Não há volta a dar. Por mais que tenhamos, temos sempre a tendência de nos queixarmos. O que temos nunca é suficiente, o que nos acontece é sempre o pior. Eu sou uma pessoa muito negativa, olho sempre para o lado mais negro de cada coisa e acabo por sofrer e fazer sofrer os que me rodeiam. Sempre fui assim desde criança e tem sido uma luta reverter esta situação. Tenho lido muito sobre o assunto e um dos caminhos que apontam para melhorar este comportamento é aprender a agradecer. Estar grato pelas coisas boas que temos na nossa vida. E felizmente, na minha são muitas. Por isso, quando estiver em baixo, quero saber olhar para aquilo que me faz e me tem feito feliz e dizer obrigada! É muito importante!  



São estas as minhas metas para este ano. Nada muito ambicioso, tudo muito terra-a-terra.
Vamos ver o que consigo concretizar! :)
Tenham um óptimo fim de semana!
Beijoo** 

4 comentários:

  1. Me ha encantado lo que he llegado a entender. Me encanta tu estilo! Saludos de una seguidora de tu blog desde Alicante. Bss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola! Bienvenida aqui a mi blog y muchas gracias por tu comentario. Yo también vivo en Alicante, no sé si te has enterado por algun post! :)
      Espero volver a "verte" por aqui!
      Un beso (si quieres seguirme en las redes sociales, tienes los links en la barra lateral, estaría encantada de seguirte también!)

      Eliminar

Muito obrigada pelo feedback!!